As entradas da Cidade Universitária
O Campus da USP Butantã dispõe de 3 portões principais (P1, P2, P3) para entrada de veículos e pedestres, além de diversas outras entradas exclusivas de pedestres ao redor do perímetro do campus.
A entrada de pedestres mais próxima do Departamento de Botânica é a da Vila Indiana, localizada a cinco minutos de distância a pé do edifício André Dreyfus. Outro portão de entrada de pedestres que fica relativamente perto do Departamento de Botânica é o portão do Mercado. Esse portão dá acesso aos bairros da Vila Gomes e Jardim Bonfigliolli, aproximadamente sete minutos a pé.
Esquema ilustrativo dos portões principais da Universidade de São Paulo
Fonte: Instituto de Biociências - Departamento de Botânica. Disponível em: IB-USP
Edificio André Dreyfus
O edifício André Dreyfus sedia o Botânica no Inverno e contém os Departamentos de Botânica e Genética, e seus laboratórios.
Para chegar ao Instituto de Biociências da USP (IB-USP), você pode usar as seguintes linhas de ônibus circulares:
8022-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Desça na parada da rua do lago (ponto da biologia) na Av. Prof. Lineu Prestes e caminhe cinco minutos até o IB-USP
8012-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Vá até o ponto final e pegue a linha sentido Metrô Butantã para que o ônibus pare em frente ao edifício, embora muitas vezes seja necessário pagar duas passagens devido ao ponto final.
Existem dois pontos de ônibus nas proximidades do edifício, sendo possível observar um deles na imagem abaixo.
Fachada do Instituto de Biociências (André Dreyfus). Departamento de Botânica e Genética
Fonte: Marcos Santos. Disponível em: IB-USP
Restaurante Universitário da Química
O restaurante universitário da Química (bandejão da química) fica relativamente próximo ao Instituto de Biociências, sendo uma opção conveniente para refeições e acessível a pé, tempo aproximado de treze minutos a pé.
Para chegar ao R.U da Química, você pode usar a seguinte linha de ônibus circulares:
8022-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Na mesma calçada do edifício André Dreyfus pegue o ônibus e desça no ponto do CEPAM. Atravesse a rua para o Instituto de Química ( IQ-USP), siga em direção a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e vire a esquerda, com tempo aproximado de sete minutos a pé.
Para voltar ao IB-USP, refaça o caminho e pegue o ônibus no ponto da Farmácia e Química, desça na para rua do lago e ande até o edifício André Dreyfus, com tempo aproximado de cinco minutos a pé.
Interior do Restaurante Universitário da Química (Bandejão da Química)
Fonte: Instituto de Química/ Universidade de São Paulo.
Disponível em: Restaurante Universitário da Química
Restaurante Universitário da Física
O restaurante universitário da Física é outra opção acessível para refeições. É possível chegar a pé embora o caminho seja mais demorado (cerca de vinte e dois minutos a pé).
Para chegar ao R.U da Física (bandejão da física), você pode utilizar a seguinte linha de ônibus circular:
8012-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Saindo do edifício André Dreyfus, atravesse a rua para o ponto na outra calçada. Desça no ponto do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e ande por mais três minutos na Travessa R.
Para voltar ao IB-USP, você pode utilizar a seguinte linha de ônibus circular:
8022-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Faça o caminho inverso e vá para o ponto em frente ao IAG-USP, o ponto do Instituto de Física (IF-USP). Desça no ponto em frente ao edifício André Dreyfus.
Exterior do Restaurante Universitário da Física (Bandejão da Física)
Fonte: Google Street View. Disponível em: Restaurante Universitário da Física
Restaurante Universitário Central
O restaurante universitário Central (bandejão central) também é uma opção para refeições. É possível chegar a pé embora o caminho seja mais o mais demorado (cerca de meia hora a pé).
Para chegar ao R.U Central, você pode utilizar as seguintes linhas de ônibus circulares:
8022-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Na mesma calçada do edifício André Dreyfus pegue o ônibus e desça no ponto da Casa Japonesa. Atravesse a rua sentido aos food trucks contorne-os, passe pela Rua Cidade Universitária, continue a seguir então vire à esquerda na Rua da Praça do Relógio e então vire a direita - tempo aproximado de sete minutos a pé
Para voltar ao IB-USP volte para a Rua da Praça do Relógio, vire a esquerda na R. do Anfiteatro caminhe até o ponto da Faculdade de Filosofia, Letra e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e pegue o mesmo ônibus. Desça na parada da rua do lago e ande até o edifício André Dreyfus - aproximadamente cinco minutos a pé.
Interior do Restaurante Universitário Central (Bandejão Central)
Fonte: Universidade de São Paulo. Disponível em: Restaurante Universitário Central
Alojamentos do Centro de Práticas Esportivas da USP
O Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE-USP) é referência em alta qualidade no planejamento, coordenação, execução e avaliação de práticas de atividades físicas e esportivas para alunos, docentes, funcionários e respectivos dependentes.
Durante o Botânica no Inverno existe a possibilidade de conseguir alojamento no CEPE-USP. É possível chegar a pé, embora o caminho seja bem demorando (cerca de meia hora a pé)
Para chegar ao CEPE-USP, você pode utilizar a seguinte linha de ônibus circular:
8022-10: Metrô Butantã - Cidade Universitária - Na mesma calçada do edifício André Dreyfus pegue o ônibus e desça no ponto da Casa Japonesa. Atravesse a rua sentido Praça do Relógio Solar, contornando a Praça Professor Rubião Meira - tempo aproximado de seis minutos a pé.
Para voltar ao IB-USP, você pode utilizar a seguinte linha de ônibus circular:
702U-10: Terminal Parque Dom Pedro II - Cidade Universitária - Para voltar ao IB-USP, vire a esquerda na rua Praça Professor Rubião Meira, vire a direita na Travessa 11 e depois a esquerda na Av. da Universidade até o ponto da Educação - aproximadamente quatro minutos a pé. Desça na parada da rua do lago e ande até o edifício André Dreyfus - aproximadamente cinco minutos a pé.
Exterior do Estádio CEPE-USP
Fonte: USP Imagens/ Marcos Santos. Disponível em: CEPE-USP